domingo, 19 de abril de 2009

Conversando sobre Currículo


A palavra currículo é muito familiar a todos nós que trabalhamos nas escolas e nos sistemas educacionais. Devido à familiaridade com o termo, às vezes deixamos de refletir com cuidado sobre o seu sentido.
O currículo é um instrumento de trabalho pedagógico em que se destacam as experiências escolares em torno do conhecimento.
Deve ser adaptado de acordo com a realidade vivenciada pelo educando, procurando proporcionar um ambiente escolar prazeroso, que mostre a importância da aprendizagem, formando integralmente o cidadão.
É no currículo que se sistematizam os esforços pedagógicos na escola. Ele é algo como o coração da escola, o espaço central da atuação pedagógica. É fundamental o papel do educador no processo curricular, o que implica a necessidade de discussões e reflexões sobre o currículo, seja aquele formalmente planejado e explicitado ou não.
A educação sofre mudanças todos os dias, os alunos estão mudando e obrigando-nos a rever nosso olhar sobre eles e sobre os conteúdos da docência.
Vamos nos interagir?
*O que é currículo para você?

Fonte Bibliográfica:

MOREIRA, Antônio Flávio e CANDAU, Vera Maria. Secretaria de Educaçao de Educação Básica (Org). Currículo, Conhecimento e Cultura: Documento em versão preliminar. 2006

MOREIRA, A. F. e SILVA, T. T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In MOREIRA, A. F. e SILVA, T. T. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez (1994), 6ª ed. 2002, pp. 7-37.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.