quarta-feira, 22 de abril de 2009

Solicitação

Solicitamos aos gestores ou supervisores das escolas municipais de Bicas, enviar para o e-mail da secretaria municipal de educação ou para carolcastromattos@ig.com.br, o endereço de e-mails das escolas.

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR COM O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Durante muito tempo as creches, Pré-escolas ou Jardim de Infâncias foram considerados locais para deixar a criança com alguém de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
A nós educadores cabe proporcionar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.
“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” Carlos Drumond de Andrade.
A brincadeira é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. E é a partir da exploração do seu próprio corpo e dos amigos que iniciam as construções dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de impedi-las de brincar, o ideal é apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez mais o processo ensino-aprendizagem.