quinta-feira, 23 de abril de 2009

Comentando as notícias e artigos!



Este blog esta sendo desenvolvido com o objetivo de adaptar as práticas pedagógicas de nossas escolas as novas tecnologias e suas ferramentas. A participação e contribuição de todos os envolvidos na educação de Bicas é muito importante! Para isso enviem seus e-mails, postem comentários, mandem noticias das escolas e fotos para os e-mails da educação e postaremos no blog.

Abraços, Equipe da Secretaria de Educação

Provinha Brasil

O que é a Provinha Brasil?

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que permite auxiliar professores, coordenadores e gestores a identificar o desempenho de alunos em processo de alfabetização, no 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. A intenção é que as informações geradas ajudem a compreender quais são as capacidades já dominadas pelos alunos e quais deverão ser apreendidas ao longo do ano escolar.

Objetivos da Provinha Brasil:

A Provinha Brasil foi criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC de viabilizar ações que contribuam para a eqüidade e qualidade da educação pública brasileira. Nessa perspectiva, a Provinha Brasil tem o intuito de oferecer aos professores, diretores, coordenadores e gestores das redes de ensino um instrumento para diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do Ensino Fundamental, prevenindo assim, a elaboração de ações que visem sanar as possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.Essa avaliação diferencia-se das demais que vêm sendo realizadas pelo Inep porque poderá fornecer respostas diretamente aos professores e gestores da escola, reforçando assim uma de suas características, que é a de um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
Em termos imediatos, a Provinha Brasil tem dois objetivos básicos, que trarão conseqüências diretas:
· Avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental.
· Conseqüência:
· correção de possíveis distorções
· Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado
· Melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades;

· Diagnosticar precocemente possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
· Conseqüência:
· Desenvolvimento de ações imediatas para a mudança desse quadro.

Informações retiradas do site:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=211&Itemid=328


Provinha Brasil nas escolas de Bicas-MG:

Em fevereiro de 2009, a Secretaria Municipal de Educação de Bicas, recebeu do Ministério da Educação o material relacionado a Provinha Brasil 2009.
No dia 17 de fevereiro no Pólo Universitário de Bicas, reuniram-se gestores escolares e supervisores pedagógicos da rede municipal para estudo e reflexão do material de orientação, aplicação e correção aos testes dos alunos.
Os testes foram aplicados no 2ºano do ensino fundamental de toda rede municipal em 17/03/2009.
Os resultados dos níveis de desempenho dos alunos avaliados e a reflexão sobre a prática pedagógica das instituições envolvidas, já estão sendo trabalhadas.