segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fotos do 1º bimestre de 2009 da E. M. "Cel. Joaquim José de Souza" - 1º ao 5º ano






















Vestibicas

"Se eu pudesse deixar algum presente a vocês,
deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável:
além do pão, o trabalho e a ação.
E, quando tudo mais faltasse, para vocês eu deixaria, se pudesse, um segredo.
O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."
Mahatma Ghandi


PARABÉNS aprovados no vestibular 2009!!!!
Newerton, Carine, Micheli, Elisa, Tiago, Liliane, Marcones, Vanessa, Mariana, Roberta, Rayane, Milena, Natalia, Renan, Aline, Geisiane, Marcony e Barbara.

Blog da EJA

Parabenizamos à equipe da E. M. "Cel. Joaquim de Souza" - EJA, pelo blog da escola.
Endereço: http://www.coronelsouzaeja.blogspot.com
Acessem e participem.

Notícias da EJA

EJA GANHA MELHOR REDAÇÃO


Em comemoração à campanha da fraternidade, a professora Helena Croce realizou um trabalho de produção de texto com os alunos da EJA, com o título: “O que eu preciso para ter paz?”. As redações foram levadas ao pároco de Bicas, padre Cássio, que selecionou os textos das escolas do município.

A equipe EJA parabeniza e agradece a participação dos alunos, em especial ao aluno Isaías Pereira Lima, do 8º módulo cujo texto foi escolhido como o melhor.

Este texto será publicado no jornal “O Município”. Confira!


O que eu preciso para ter paz?


No mundo em que vivemos hoje em dia, está muito difícil ter paz.


São vários tipos de desavenças, de desentendimentos que nós próprios criamos para não termos paz.


Mesmo que nós não queiramos há uma força maior do que a gente que nos leva a criticar alguém, deixar de dar uma ajuda, mesmo quando temos condições. Há falta de diálogo com nossos familiares, com nós mesmos e com Deus.


São pessoas desrespeitando a si próprias. Crianças e idosos, justiça que muitas vezes não é feita de maneira correta, solidariedade que a gente desconhece. São pouquíssimas as pessoas que ainda prestam esse ato de solidariedade.


O que precisamos para ter paz é primeiro estar de bem com a vida, o coração alegre, a alma limpa. Se conseguirmos adquirir estas qualidades, aí sim, podemos partir em busca da paz.


Respeitar as pessoas, seja ela qual for, ajudar alguém sem querer algo em troca, dar uma palavra amiga a quem necessitar. Ser solidário com nossos irmãos e amigos e não medir esforços para ajudar pessoas. Eis a paz!


Deus vendo que estamos nos esforçando para cumprir nossa tarefa no mundo vai nos permitir a paz por toda eternidade pois sem Deus não há paz e sem paz não há felicidade.


Isaías Pereira Lima,

8º Módulo – EJA.





Comemoração ao dia de Tiradentes




Na última quinta-feira dia 23 de abril, a E.M. Coronel Joaquim José de Souza EJA encerrou em seu instante cívico, as comemorações do mês de abril, dedicado à Tiradentes, organizado pelo professor Guilherme.

Como é tradição na escola, a cada mês é comemorada uma data ou acontecimento especial, onde os momentos cívicos são dedicados a este dia. Uma vez por mês é feita uma celebração ao dia escolhido, onde foi exibido, para os alunos e a equipe da escola, um documentário sobre a cidade histórica de Tiradentes e realizada uma sessão pipoca.

Estiveram presentes também a Diretora da E.M. Maria Antonieta Gomes de Souza, Eva Machado Esteves e a supervisora Marisa Moreira.

No próximo dia 17 de maio, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a equipe da escola levará alguns alunos para conhecer de perto a belíssima cidade de Tiradentes.

Revista Nova Escola/Maio de 2009

A Prova Brasil em detalhes
NOVA ESCOLA abriu a caixa preta do exame nacional do rendimento das escolas de Educação Básica e mostra como são checadas habilidades essenciais aos alunos, indicando como trabalhá-las em classe
Anderson Moço mailto:novaescola@atleitor.com.br
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HABILIDADES ESSENCIAIS

De 19 a 30 de outubro, os mais de 6 milhões de estudantes de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental farão a Prova Brasil, principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país. Parte integrante do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a prova - que checa as habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática - é considerada pelos especialistas um instrumento essencial para o avanço da qualidade do ensino. Apesar disso, a maioria dos professores a vê como uma caixa-preta: afinal, o que ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?
A dúvida é o resultado da estratégia usada até agora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) de não divulgar todas as questões. Os educadores tinham acesso apenas à descrição de habilidades e competências avaliadas, mas não sabiam como eram abordadas. A razão é a metodologia usada: a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige a repetição de perguntas para que haja uma série de comparação. As que têm de ser repetidas continuarão restritas. As demais serão divulgadas.
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A Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais, já que no país não há um currículo nacional. Uma comissão do MEC examinou o material, identificando pontos convergentes - o que deu origem a uma matriz de referência (entregue a todas as escolas pelo MEC em abril), que não elenca conteúdos, mas competências e habilidades. Essas capacidades são apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que a garotada precisa dominar (veja os de Língua Portuguesa). "Essas habilidades são o mínimo que os alunos precisam saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos nas duas disciplinas", ressalta Maria Inês Pestana, diretora de estatística da Educação Básica do Inep e responsável pela Prova Brasil. Para fazer valer os objetivos da avaliação, o Inep, a Fundação Victor Civita e o Todos pela Educação - com o apoio do Itaú BBA - passaram uma revista nas questões dos últimos anos. "O trabalho desmistifica o exame e aponta como desenvolver nas crianças as habilidades básicas", explica Gisele Gama, da Abaquar Consultores, a coordenadora do estudo. Focado na prova da 4ª série (5º ano), ele será divulgado em junho, assim como os modelos de questões. NOVA ESCOLA teve acesso ao documento em primeira mão e foi além. Preparou um material exclusivo que diminuirá sensivelmente o mistério que envolve a avaliação. Você verá a análise didática de questões da prova de Língua Portuguesa (que foca a leitura). A amostra é representativa por esclarecer um ponto crucial: como as habilidades indicadas pelos descritores são avaliadas em relação a diversos gêneros e a textos de níveis de complexidade diferentes. Para efetivamente ajudar você, mostramos como ensinar as habilidades que os alunos devem dominar. No próximo mês, uma nova reportagem irá abordar a prova de Matemática.

Reportagem sugerida pelos leitores Denise Morais, Ataleia, MG, Diógenes Henrique Rodrigues da Silva, Itapipoca, CE, Kezya Bernardino, Acarau, CE, e Priscila Santana Suetu, Planaltina, DF

Retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/prova-brasil-detalhes-450869.shtml em 04/05/2009