segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aconteceu também...

A equipe “Coronel Souza”, 1º ao 5º ano, realizou reunião Administrativa e Pedagógica no dia 13/05/09, com a finalidade de repassar, orientar , discutir e planejar de forma coletiva o 2º bimestre do ano letivo vigente, buscando cumprir as normas legais do Regimento Escolar e as orientações da Inspetora Soraya Garcia Pinho Rocha, que esteve em visita a escola verificando e auxiliando o trabalho administrativo e pedagógico.

Verifique alguns assuntos discutidos:

.Entrega do Cronograma do 2º bimestre (Datas das Avaliações e Estudos de Recuperação)
. Sugestões para o Trabalho com os seguintes assuntos: ECA, Ecologia, Ensino Religioso e Artes, que fazem parte da Proposta Curricular.
. Orientações para escolha do Livro Didático
. Projeto Meio Ambiente
. Programação da Festa Junina, que já tem data marcada e já começa a ser movimentada.

“Através de uma equipe comprometida e fortalecida é que realizamos nosso trabalho e acima de tudo com muito amor pelo que propomos aos nossos alunos.”




A vila das formigas




Marlene B. Cerviglieri*



Bem no meio do campo imenso de plantação, havia uma vila somente habitada por formigas. Lá todos tinham que trabalhar para alimentar a rainha, que era muito má segundo diziam algumas moradoras. Dormia e comia o dia inteiro sem fazer nada, reclamava de tudo e de todos os serviçais que se desdobravam em trabalhar.

Como sempre no meio de uma turma tem sempre o líder, aquele que pensa um pouco diferente do resto do grupo. Suas idéias em geral são sempre aceitas, mesmo que não sejam as melhores. Todo grupo tem seu líder e às vezes nem o percebem.

Assim sendo havia em uma das moradias da vila, uma formiga que não se conformava com o sistema todo. Trabalhava e muito bem como todas, mas sua cabecinha fervia de tanto pensar em tudo. Não aceitava o tratamento imposto pela rainha, era uma violação dos direitos formigais, pensava.

Porque só ela come o melhor, dorme e não faz nada? Ficava furiosa e mais trabalhava. Até que um dia teve que sair da vila, caminhar muito para buscar uma certa ervinha que a rainha estava precisando. Lá foi ela enviada para tal missão.



Andou muito e, cansada já, parou para respirar um pouquinho. Foi quando ouviu barulho de água jorrando... Mas que maravilha, o riacho era claro e límpido. Cansada e com sede aproximou-se dele. Assim que tentou chegar para beber a água, ouviu:

- Precisa de ajuda?

Assustou-se saindo rápido dali. Parou e olhou para ver quem falara com ela. Bebendo água e ao mesmo tempo tomando banho, estava o Elefante. Puxa como era grande e forte... Voltou devagarinho e pediu licença para beber água.

- Ora, formiguinha a água é para todos, beba a vontade, deixe que eu trarei até você um pouco dela.

Assim o fez. Ela ficou maravilhada, pois na vila tinha que pedir permissão para tudo. Contou ao Elefante como vivia e que não estava nada contente.

- Veja, minha amiguinha, você vive num grupo e sempre será assim, mesmo fora da vila. Eu também tenho meu grupo e existem regras para se pertencer a ele. Pense em cooperativismo, formiguinha. Você não sabe o trabalho da rainha e o esforço que ela deve fazer lá dentro sozinha. Agora mesmo, se você quiser atravessar este riacho não poderá, pois se afogará. Já eu posso atravessá-lo, pois sou bem maior que você. Porém se for um rio maior que este, você passará eu não. Percebeu como existem diferenças que parecem às vezes a favor dos outros?



E o elefante continuou:

- Mas não é assim, cada um tem o seu valor. Veja você, por exemplo, está longe da vila e vai buscar o que a rainha precisa. Viu este riacho, bebeu água, falou comigo, e ela? Onde estará agora? Cada um tem o seu tempo, a sua força e sua missão.

Cabisbaixa, a formiga disse adeus ao Elefante, e continuou seu caminho.

Nunca havia pensado desta forma. Realmente possuo meu valor, tenho o meu poder e consigo o que quero.

Pensando assim apanhou a ervinha que a rainha precisava, voltou não esperando agradecimento, pois cumprira sua missão.

Pois é amiguinho, aprenda com a formiga, pense e trabalhe, seja persistente! Você pode, você tem o poder! Mesmo não sendo o líder, você tem a você mesmo que é a pessoa mais importante do mundo.

* Publicado originalmente no site www.contos.poesias.com.br.

Mais notícias do Dia das Mães no "Cel Souza" 1º ao 5º ano

Que lanche delicioso! Os alunos presentearam suas mães com uma linda bolsa com desenhos feitos por eles mesmos! As mamães adoraram!



Dia das mães na E. M. "Cel. Joaquim José de Souza" 1º ano ao 5º ano

A E. M. "Cel Joaquim José de Souza" turno da tarde, ensino fundamental de 1º ao 5º ano homenageou as Mães nos dias 06, 07, 08 de maio com lindas apresentações dos alunos e um delicioso lanche!
Confira as fotos!




Festa em homenagem as mães da E. M. "Maria Antonieta Gomes de Souza"








A Escola Municipal Maria Antonieta homenageou as mães dia 8 de maio com um delicioso café da manhã e um chá da tarde, onde contou com a graciosa participação do cantor Carlos Antônio, recebendo-as com muito carinho e uma belíssima música. Logo após tivemos apresentações dos alunos com suas respectivas professoras deixando este dia marcante para todos nós.