segunda-feira, 15 de junho de 2009

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD 2010

Período de escolha na Internet: 08 a 28/06/2009
Priorizar o período de 08 a 21/06/2009

O que escolher:


1º ano Um livro consumível de cada componente curricular em questão.
1)Letramento e alfabetização linguística
2) Alfabetização matemática


2º ano Um livro consumível de cada componente curricular em questão.
1)Letramento e alfabetização linguística;
2) Alfabetização matemática
Um livro não-consumível de introdução a conteúdos básicos e elementares de cada componente curricular
1)História
2)Ciências e
3)Geografia


3º ano Um livro não-consumível para cada componente curricular para o ano em questão Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.


4º ano Um livro não-consumível para cada componente curricular para o ano em questão Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.


5º ano Um livro não-consumível para cada componente curricular para o ano em questão Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.


Os alunos receberão, também livros regionais para os últimos anos do primeiro segmento do ensino fundamental, conforme explicitado abaixo:

ANO DE ESCOLARIDADE
4º ou 5º ano

TIPO DE OBRA
História
Geografia


COMPONENTE CURRICULAR
Um livro não-consumível por componente curricular



Na hora de escolher:


 Organizem-se em grupos e planejem a leitura e discussão do Guia;
 Não se esqueçam de que, no PNLD, a escolha de uma mesma obra para uma mesma disciplina vale para toda a escola;
 Os livros escolhidos valerão para o triênio 2010, 2011 e 2012;
 A receita é o Projeto Político-pedagógico, participação e democracia;

Escolha dos livros didáticos 2010

Atenção gestores escolares e supervisores pedagógicos das escolas municipais de Bicas - 1º ao 5º ano: Quinta-feira, às 15 horas na Câmara Municipal de Bicas faremos um encontro onde discutiremos a escolha dos livros didáticos 2010.

Secretaria Municipal de Bicas

Bicas participa da Conferência Municipal de Educação Intermunicipal Micro- Santos Dumont-MG



Representando a Secretaria Municipal de Educação de Bicas, estiveram na cidade de Santos Dumont as educadoras da rede municipal de Bicas: Carolina, Celeida, Eva, Rosalina e Vitória.



Tema: "Construindo um Sistema Articulado de educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação."


Plenária de Abertura:
Professora Suely Duque Rodarte - UNDIME-MG


Professora Cristina Castro


"Se quisermos ter Educação de qualidade para todos, precisamos ter todos pela qualidade da Educação." Declaração de Jomtien.



PROFESSORES APAIXONADOS

Gabriel Perissé

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.

As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.

Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!

Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.

Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.

Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.

Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.

Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.

Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.

Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.

A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.


[Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e doutor em Filosofia da Educação e doutorando em Pedagogia pela USP; é autor dos livros "Ler, pensar e escrever" (Ed. Arte e Ciência); "O leitor criativo" (Omega Editora); "Palavra e origens" (Editora Mandruvá); "O professor do futuro (Thex Editora). É Fundador da ONG Projeto Literário Mosaico ; É editor da Revista Internacional Videtur -Letras (www.hottopos.com/vdletras3/index.htm); é professor universitário, coordenador-geral da ong literária Projeto Literário Mosaico: www.escoladeescritores.org.br]



Mensagem enviada por Gabriela Capila da Editora Saraiva Atual