terça-feira, 3 de novembro de 2009

Prova Brasil

A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Como a metodologia das duas avaliações é a mesma, elas passaram a ser feitas em conjunto, desde 2007. Uma não implica na extinção da outra, já que são complementares. No entanto, pela metodologia utilizada, nenhum aluno faz as duas avaliações.

O Saeb foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. Em 1995, o sistema passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e dos estados e Distrito Federal.

O Saeb é feito a cada dois anos e avalia uma amostra representativa dos alunos regularmente matriculados nas 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas em área urbana ou rural. Já a Prova Brasil é universal: todos os estudantes de 4ª e 8ª séries, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos por turma, devem fazer a prova.

Por ser universal, a Prova Brasil expande o alcance dos resultados oferecidos pelo Saeb e fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes.
A aplicação mais recente da Prova Brasil e do Saeb foi em 2007. Os resultados das avaliações são divulgados a toda a sociedade, mas não há nota individual por aluno.


Prova Brasil mede competências e habilidades dos estudantes

Os resultados da Prova Brasil não seguem a lógica das provas clássicas que avaliam conteúdos. Por exemplo, essas avaliações não vão de zero a dez e não têm relação direta com a quantidade de questões acertadas. Suas médias são apresentadas em uma escala de desempenho.

A escala descreve as competências e as habilidades que os alunos são capazes de demonstrar e é única para as séries avaliadas, em cada disciplina. Ela apresenta os resultados de desempenho dos estudantes de cada uma dessas séries, em uma mesma métrica.

A escala é numérica e varia de 0 a 500. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de habilidades que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas.

É possível saber, pela localização numérica do desempenho na escala, quais habilidades os alunos já construíram, quais eles estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançadas. Não se espera que alunos da 4ª série alcancem os níveis finais da escala, pois estes representam as habilidades desenvolvidas ao longo de todo o percurso da educação básica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) criou uma página eletrônica sobre Prova Brasil e o Saeb, com informações mais detalhadas sobre as avaliações, dúvidas frequentes e resultados.

Fonte: http://provabrasil2009.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132:prova-brasil-mede-competencias-e-habilidades-dos-estudantes&catid=39:noticias&Itemid=107