segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Educação a distância vale a pena?

Ana Rita Martins e Anderson Moço

De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para avaliar se isso é puro preconceito, veja o que é mito e verdade nessa área.

Acesse http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml e confira reportagem de capa da Revista Nova Escola Novembro de 2009.

Falando um pouco mais sobre o Hino Nacional Brasileiro...

Você entende o Hino Nacional Brasileiro?

Segue algumas explicações sobre o significado da letra do Hino Nacional Brasileiro, tido como complicado por muitos e repetido sem consciência do seu real significado.

Significado da letra

"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante."
A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I, o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.

"Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!"
Se conquistamos, com o braço forte, a garantia da igualdade política com Portugal, agora que somos livres e independentes, que conhecemos a liberdade, lutaremos até a morte por ela. O poeta dirige-se à liberdade como se ela fosse uma pessoa: "em teu coração, ó Liberdade, o nosso peito é capaz de desafiar a própria morte".

"Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!" (Refrão)
O poeta fala com a Pátria como se ela fosse uma pessoa: "Ó Pátria amada, eu te amo. Viva! Viva! Tenha sempre saúde".

"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à Terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido A imagem do Cruzeiro resplandece."
O poeta fala diretamente ao País: "Brasil, quando a imagem do Cruzeiro do Sul brilha em teu belo céu risonho e límpido, um sonho intenso, um raio ardente de amor e de esperança desce à Terra".

"Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza."
O Brasil é o quinto país do mundo em tamanho: é um gigante pela própria natureza de seu território. Além disso, é belo, graças às matas, rios, praias, cachoeiras, belas paisagens que contém. É forte, porque tem muitas riquezas naturais. E no futuro, nossa história vai refletir, como um espelho, essa grandeza natural.

"Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!"
A nossa pátria é uma mãe gentil para com seus filhos brasileiros e muito amada por eles.

"Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!"
O nosso país está deitado em berço esplêndido, isto é, fica muito bem localizado: metade de nossa terra ouve o embalo das ondas do mar; outra metade está emendada à Cordilheira dos Andes e a diversos países da América do Sul. No continente, o Brasil brilha como um florão (espécie de enfeite de pedras preciosas), banhado pelo sol do continente americano.

"Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos têm mais flores. "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" em teu seio "mais amores"."
O homem garrido era um sujeito elegante, charmoso, bonito. Naquele tempo, também se usava dizer que um lugar agradável era risonho. Nesse trecho, o poeta situa nossa terra entre as regiões mais belas do planeta. Diz ainda que nossos campos são mais floridos, nossos bosques são mais ricos e nossa vida é mais amorosa.

Refrão

"Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro desta flâmula Paz no futuro e glória no passado."
O poeta quer que as estrelas estampadas na bandeira nacional sejam símbolo de amor eterno. Daí faz votos para que o verde e o amarelo da bandeira possam um dia indicar que o futuro do Brasil será de paz, assim como seu passado foi glorioso.

"Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte."
O poeta deseja amor e paz. Mas se o País tiver de entrar em guerra por motivo de justiça, certamente os brasileiros enfrentarão a luta, sem vacilar em arriscar a vida pela pátria.

Para facilitar ainda mais a compreensão, veja abaixo um pequeno glossário, com definições do Dicionário Aurélio.

Glossário
Palavra Significado
Augusto Venerável, respeitável. Sublime, majestoso.
Clava Pau pesado, mais grosso num dos extremos, que se usava como arma. Maça.
Flâmula Bandeirola estreita e pontiaguda.
Fúlgido Resplandecente, brilhante, reluzente.
Fugurar Cintilar, resplandecer.
Garrido Muito enfeitado. Elegante. Alegre, vivo.
Impávido Destemido.
Lábaro Bandeira.
Pavilhão Bandeira.
Pendão Bandeira.
Penhor Garantia, segurança.
Plácido Sereno, tranquilo. Pacífico, brando.
Vulto Rosto, semblante. Corpo, figura. Figura indistinta. Tamanho, volume.

Retirado em 30/11/2009 de: http://www.cowboysdoasfalto.com.br/entretenimento/curiosidades/curiosidades_do_brasil/hino_nacional_brasileiro/

Hino Obrigatório

Escolas Públicas e privadas de ensino fundamental devem executar o Hino Nacional ao menos uma vez por semana. A lei número 12.031 entrou em vigor em 22 de setembro de 2009 e passa a valer automaticamente, sem a necessidade de estar prevista em leis estaduais ou municipais. Não foram definidos, entretanto, o dia e a hora em que o hino deve ser executado - ficando a critério dos estabelecimentos de ensino. Também não foram previstas punições para quem descumprir a lei. Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

Projeto Leitura para Cidadania


A editora Paulus com o objetivo de consolidar o hábito da leitura como fator de desenvolvimento pessoal e social da comunidade, especialmente de crianças e jovens e contribuir para a valorização da escola pública como centro de desenvolvimento humano e acesso a bens socioculturais duráveis, criou o Projeto Leitura Para Cidadania.
O Projeto Leitura para cidadania enviou gratuitamente à Secretaria Municipal de Educação de Bicas, 1.140 Kits contendo 06 (seis) livros de títulos diferentes, voltados aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino básico.
Os kits serão distribuídos às escolas municipais de Bicas que trabalham com Educação Básica do 1º ao 5º ano.

Provinha Brasil 2009


Escolas Municipais de Bicas - ensino fundamental 1º ao 5º ano - a Secretaria Municipal de Educação de Bicas no dia 27/11/2009 recebeu os Kits do 2º bimestre da Provinha Brasil.
Aguardem, pois as avaliações já estão sendo enviadas às escolas.