terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reunião com os Diretores das Escolas Municipais de Bicas

No dia 01 de dezembro de 2009 às 13 horas, na E. M. "Cel. Joaquim José de Souza" a Secretária Municipal de Educação de Bicas, Srª Maria do Rosário Marques Agrelli irá se reunir com todos os diretores das escolas municipais de Bicas para repasse das primeiras informações e instruções para o ano 2010 nas escolas.
Entre os assuntos que serão discutidos: Calendário Escolar, Quadro Curricular, Comporta das escolas, planejamento, entre outros.

Provinha Brasil


A impressão e envio do material da Provinha Brasil é realizada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. De acordo com o responsável pelo envio das avaliações do Provinha Brasil em Brasília, as últimas avaliações já foram encaminhadas aos municípios, no último dia 19 de novembro de 2009.
Para ter acesso ao material da Provinha Brasil, para fins de planejamento da aplicação, as escolas podem acessar a página do Inep: http://provinhabrasil.inep.gov.br/

Novo site da Prefeitura Municipal de Bicas

A Prefeitura Municipal de Bicas tem um novo e moderno site.
Confira: www.bicas.mg.gov.br

Prova Brasil


Nos dias 23 e 24 de novembro de 2009 os alunos das Escolas:
E. E. "Dep. Oliveira Souza" - 9º ano
E. M. "Cel. Joaquim José de Souza" - 5º ano
E. M. "Cel. Retto Júnior" - 5º ano
E. M. "Maria Antonieta Gomes de Souza" - 5º ano
E. M. "Dr. Matheus Monteiro da Silva" - 5º ano
participaram das avaliações da Prova Brasil 2009

De acordo com as instruções enviadas pelos multiplicadores da Prova Brasil de Juiz de Fora - MG a Secretaria Municipal de Bicas, indicou 03 aplicadores para o município de Bicas.

Seleção de aplicadores:
1 - Professores aposentados (preferencialmente)
2 - Professores das redes de ensino do município. (desde que haja compatibilidade de horário)
3 - Graduação (ensino superior em qualquer área)

As professoras aplicadoras capacitadas para Prova Brasil-2009 foram:
* Valma Trezza Galil
* Maria Elisa Telson
* Rita de Cássia Jorge Ferreira

Letramento

Letramento é o nosso grande objetivo no trabalho de linguagem oral e escrita, o que significa que queremos que nossos alunos sejam preparados para ler, escrever, interpretar, extrapolar textos e fazer uso deles em suas práticas sociais, fora da escola. Há uma grande diferença entre alfabetização e letramento, segundo Magda Soares (2001, 31e 39):
• Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever;
• Alfabetização é a ação de alfabetizar;
• Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e leitura e de suas práticas sociais.

“Letramento não é um gancho
Em que se pendura cada som enunciado,
Não é treinamento repetitivo
De uma habilidade, nem um martelo
Quebrando blocos de gramática
Letramento é diversão
É leitura à luz de vela
Ou lá fora, à luz do sol
São notícias sobre o presidente,
O tempo, os artistas da TV
E mesmo Mônica e Cebolinha
Nos jornais de Domingo

É uma receita de biscoito,
Uma lista de compras, recados colados na geladeira,
Um bilhete de amor,
Telegramas de parabéns e cartas
De velhos amigos
Viajar para países desconhecidos,
Sem deixar sua cama,
É rir e chorar
Com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
Sinais de trânsito, caças ao tesouro,
Manuais, instruções, guias,
E orientações em bulas de remédios,
Para que você não fique perdido
Letramento é, sobretudo,
Uma mapa do coração do homem,
Um mapa de quem você é,
E de tudo que pode ser.”
(Magda Soares)

Projeto: Cante, brinque e encante! E. M. "Maria Antonieta Gomes de Souza"

Pensando na estruturação da linguagem oral, a professora Lucimar decidiu promover situações em que a criança explore sua capacidade de ouvir e se expressar, e lógico, ampliar o repertório de vocábulos. O material escolhido pela professora para atender às necessidades da turma do Maternal foi a cantiga de roda, por serem muito importantes e enriquecedoras, trazendo um mundo fascinante que permite a criança sonhar, pensar e criar. E mais: as atividades de expressão musical e corporal permitem que a criança aprenda por si própria sobre o que o corpo pode fazer, como se expressa.
E, se para Piaget, o afeto é o principal impulso motivador dos processos de desenvolvimento mental da criança, para a professora Lucimar, ele pode ser construído por meio de estímulos adequados e medidos - como a música.
"Entre um som e outro, a criança cria, elabora, formando em eterno vínculo com sua produção ou autoria, dizendo, toda feliz, foi feito por mim!