quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Planejar é preciso...

Estabelecer quais são as ações prioritárias, saber quando e como elas devem ser realizadas e acompanhar seus resultados, são questões prioritárias para o bom andamento da gestão.
O ato de planejar, ouvindo os principais interessados e estabelecendo metas e sistemas de acompanhamento, estão na base da construção de uma educação que responda às necessidades sociais.
De acordo com a reportagem de capa, da revista Escola Pública de novembro de 2009:
"Fazer uma análise precisa da situação de uma rede de ensino, definir suas prioridades, elaborar as metas e ações para o próximo ano, acompanhar seu andamento e corrigir os problemas que surgirem - o planejamento de uma rede pública ou mesmo de uma escola é complexo, envolve importantes decisões e pode fazer toda a diferença. Ainda assim, é tratado por muitos como uma tarefa burocrática. De fato, se resultar apenas em um documento que será esquecido na gaveta do gestor durante todo o ano, não terá função. Porém, o planejamento anual pode ser o momento de a rede avaliar suas necessidades e definir os rumos da educação no município para o próximo ano".

E. M. "Athayde Suriano Pereira"

No dia 20 de novembro de 2009, a Escola Municipal “Athayde Suriano Pereira” teve a honra de receber o Secretário do Meio Ambiente, Srº Jorge Luis, que nos presenteou com várias mudas de árvores frutíferas. E foi com muito entusiasmo que os alunos cantaram a música da árvore e plantaram as mudas que vamos cultivá-las. A aluna Taynara declamou o poema “Amigo Planeta”, e a aluna Mariana o poema “Preciso de Vocês”. Os alunos Dimas, Paulo Gabriel, Juliana e Tiago fizeram a apresentação do teatro “O repórter bem-te-vi”. O secretário Jorge Luis elogiou o café da manhã preparado com muito carinho, e o patriotismo dos alunos que cantaram o Hino Nacional e o Hino de Bicas corretamente e com entusiasmo. Foi um dia de festa e alegria por participarem ajudando a proteger o meio ambiente. Os alunos solicitaram mudas para plantarem nas suas casas. Se cada um de nós plantarmos e cuidarmos do meio ambiente, estaremos dando um grande exemplo de cidadania. A aluna Larissa fez o agradecimento e comentou sobre os grandes passos que o nosso município vem dando com projetos como da Usina de Triagem, a lei que foi aprovada para que as repartições da prefeitura comprem papel reciclado, o projeto de incentivo para plantações de árvores frutíferas, o tratamento da rede de esgoto de toda a cidade, entre outros.