quarta-feira, 27 de maio de 2009

Trabalhando a Literatura Infantil





É um trabalho de entrosamento entre a criança e o livro, sempre prazerosa e atraente, possibilitando o conhecimento de um mundo hoje tão esquecido (mundo do faz-de-conta, do era uma vez...) a oralidade, capacitando a criança a sonhar, a imaginar, a narrar, a criar e sobretudo a conhecer-se e conhecer o outro.
Um trabalho desenvolvido pela professora Carla, em conjunto com a supervisora Marisa e o apoio da diretora Eva.
Após a leitura feita em sala de aula, a exploração da ilustração, cores, descrição, nós partimos para a dramatização e a preocupação fundamental é a de despertar o interesse pelo livro.


Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Se os pais tivessem consciência da importância de contar uma história ao pé da cama pra seus pequenos, certamente teríamos uma adolescência menos traumatizada. A voz do pai ou da mãe passando pros meninos os componentes mágicos – algo tão inerente à sua própria infância – supere-as de uma afetividade diária nem sempre possível na realidade brasileira, e que irá minimizar os conflitos ocasionais em seu crescimento, por falta dessa mesma afetividade.

Paulo Freire in coelho (1991).

Nenhum comentário:

Postar um comentário