quarta-feira, 3 de junho de 2009

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO


“ O DESENVOLVIMENTO TEM POR OBJETO A REALIZAÇÃO COMPLETA DO HOMEM, EM TODA A SUA RIQUEZA E NA COMPLEXIDADE DAS SUAS EXPRESSÕES E DOS SEUS COMPROMISSOS : INDIVÍDUO, MEMBRO DE UMA FAMÍLIA E DE UMA COLETIVIDADE, CIDADÃO E PRODUTOR, INVENTOR DE TÉCNICAS E CRIADOR DE SONHOS.”

ESSE DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, QUE SE DESENROLA DESDE O NASCIMENTO ATÉ A MORTE, É UM PROCESSO DIALÉTICO QUE COMEÇA PELO CONHECIMENTO DE SI MESMO PARA SE ABRIR, EM SEGUIDA, À RELAÇÃO COM O OUTRO. NESSE SENTIDO, A EDUCAÇÃO É ANTES DE MAIS NADA, UMA VIAGEM INTERIOR, CUJAS ETAPAS CORRESPONDEM ÀS DA MATURAÇÃO CONTÍNUA DA PERSONALIDADE.

• A EDUCAÇÃO AO LONGO DE TODA A VIDA BASEIA-SE EM QUATRO PILARES : APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A VIVER JUNTOS, APRENDER A SER.

• APRENDER A CONHECER, COMBINANDO UMA CULTURA GERAL, SUFICIENTEMENTE VASTA, COM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR EM PROFUNDIDADE UM PEQUENO NÚMERO DE MATÉRIAS. O QUE TAMBÉM SIGNIFICA: APRENDER A APRENDER, PARA BENEFICIAR-SE DAS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELA EDUCAÇÃO AO LONGO DE TODA A VIDA.
• APRENDER A FAZER, A FIM DE ADQUIRIR, NÃO SOMENTE UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, MAS DE UMA MANEIRA MAIS AMPLA, COMPETÊNCIAS QUE TORNEM A PESSOA APTA A ENFRENTAR NUMEROSAS SITUAÇÕES E A TRABALHAR EM EQUIPE.
• APRENDER A VIVER JUNTOS DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DO OUTRO E A PERCEPÇÃO DAS INTERDEPENDÊNCIAS – REALIZAR PROJETOS COMUNS E PREPARAR –SE PARA GERIR CONFLITOS – NO RESPEITO PELOS VALORES DO PLURALISMO, DA COMPREENSÃO MÚTUA E DA PAZ.
• APRENDER A SER, PARA MELHOR DESENVOLVER A SUA PERSONALIDADE E ESTAR À ALTURA DE AGIR COM CADA VEZ MAIOR CAPACIDADE DE AUTONOMIA, DE DISCERNIMENTO E DE RESPONSABILIDADE PESSOAL. PARA ISSO, NÃO NEGLIGENCIAR NA EDUCAÇÃO AS POTENCIALIDADES DE CADA INDIVÍDUO: MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, SENTIDO ESTÉTICO, CAPACIDADES FÍSICAS PARA COMUNICAR-SE.
• NUMA ALTURA EM QUE OS SISTEMAS EDUCATIVOS FORMAIS TENDEM A PRIVILEGIAR O ACESSO AO CONHECIMENTO, EM DETRIMENTO DE OUTRAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, IMPORTA CONCEBER A EDUCAÇÃO COMO UM TODO. ESTA PERSPECTIVA DEVE, NO FUTURO, INSPIRAR E ORIENTAR AS REFORMAS EDUCATIVAS, TANTO EM NÍVEL DA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS COMO DA DEFINIÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PEDAGÓGICAS.


FRAGMENTO DO RELATÓRIO PARA A UNESCO - EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI
– UM TESOURO A DESCOBRIR – JACQUES DELORS

Nenhum comentário:

Postar um comentário